Sesau leva serviços de saúde e cidadania para pescadores de Penedo

A população ribeirinha da Colônia de Pescadores Z12, localizada no município de Penedo, recebeu, nesta quarta (20) e quinta-feira (21), das 9h às 16h, diversos serviços desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O propósito da ação foi realizar o rastreamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), garantindo, assim, o direito dos trabalhadores ao acesso do tratamento e monitoramento destas enfermidades.

Durante a ação, as equipes da Sesau, em parceria com a Secretaria de Saúde de Penedo, identificaram usuários infectados com o vírus HIV, hepatite B e C, além da sífilis. Paralelamente, foram desenvolvidas atividades de orientação e de prevenção da saúde bucal, como dicas para uma boa higienização, aplicação de flúor e busca ativa do câncer de boca, com a finalidade de evitar as doenças inflamatórias que atacam a gengiva.

De acordo com Robert Lincoln, assessor técnico de Políticas Transversais da Sesau, o objetivo da ação, desenvolvida pela Gerência de Atenção Primária (GAP), Supervisão de Educação e Promoção da Saúde (SUEPS) e Políticas Transversais da Sesau, foi de identificar, o mais breve possível, as pessoas portadoras das ISTs.

O assessor técnico de Políticas Transversais da Sesau ressaltou que a ação também visa conscientizar o sexo masculino da importância de se cuidar. Também foram distribuídos preservativos masculinos e femininos, além de lubrificantes, com a intenção de mostrar que a prevenção é o melhor remédio contra as ISTs.

Beneficiados – José Guevazio de Mota, de 59 anos, que trabalha no Rio São Francisco há 30 anos, foi até o local para fazer testes rápidos. O pescador reconheceu que existem riscos na vida sexual sem prevenção. “Na verdade eu sabia que tinha perigos, mas não entendia muito bem. Agora sei que, apesar de casado, tenho que usar preservativo”, afirmou.

Já o pescador Luiz Carlos dos Santos, de 44 anos, tirou uma pausa do trabalho e aproveitou para cuidar da saúde. “Achei muito bom porque isso nunca tinha acontecido aqui no município. É a primeira vez que temos algo desse tipo na cidade. Nunca gostei de ir ao médio pelo medo de descobrir alguma doença, mas passei a frequentar, após descobrir que sou diabético. Graças a Deus, através dos testes que foram realizados, estou com minha saúde em dia”, disse.

Hipertensão e Diabetes

Também durante a ação, as equipes realizaram o teste de glicemia e aferição da pressão arterial, com orientações, visando à reversão dos indicadores. Os pescadores também foram orientados sobre a importância do alongamento antes de iniciar a jornada diária de trabalho, a fim de ajudar nos movimentos do dia a dia.

Vacinas

Ainda foram disponibilizadas as vacinas contra o tétano e difteria, e os pescadores puderam ser orientados sobre as doenças relacionadas ao tabaco, ao câncer de pele e a importância da purificação da água para consumo humano, visando reduzir as chances de contaminação por vírus, parasitas e bactérias. Na ocasião, foram distribuídos aos pescadores hipoclorito de sódio, protetores solares e repelentes contra insetos.

Ascom – 22/09/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *