Servidores do Samu discutem competências no processo profissional

Com o objetivo de desenvolver comportamentos assertivos no ambiente de trabalho, servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) discutiram “Competências do profissional de sucesso”. O evento faz parte do Programa de Desenvolvimento de Equipes do Samu, da Coordenação de Gestão de Pessoas. O programa teve início em julho deste ano e está ocorrendo todo mês.

Para discutir o tema a Coordenação de Gestão de Pessoas convidou a psicóloga organizacional Priscila Fireman, que refletiu sobre os próprios comportamentos e como eles podem ajudar a melhorar o ambiente de trabalho, que é fundamental para que se tenha um ambiente laboral saudável. Interagir com os demais colegas e se relacionar de forma sincera e objetiva, segundo a profissional, são, igualmente, estratégias que melhoram o ambiente de trabalho e as competências profissionais.

Com base em pesquisa sobre ambiente de trabalho, a psicóloga citou os ‘relacionamentos fortes’, ou seja, aqueles em que os profissionais conhecem a fundo o trabalho do colega, que são fundamentais para que o profissional possa obter mais êxito na carreira, isto é, se o trabalho for desenvolvimento com competência.

Destacou ainda que os relacionamentos bons numa instituição não têm que ter uma estrutura física excelente e sim, que os profissionais adquiram comportamentos adequados. Falou também da importância de se elogiar o trabalho do colega toda vez que for necessário. “As pessoas não costumam elogiar e isso é extremamente positivo no ambiente de trabalho. Todos nós queremos ser elogiados, admirados e isso é extremamente natural”, comentou.

Numa instituição onde há hostilidade e disputa, de acordo com a psicóloga, há uma quebra da produtividade e também adoecimento dos colaboradores. “E isso é bastante negativo”, enfatizou, destacando que todos os servidores precisam ser reconhecidos pelo que fazem diariamente.

De acordo com o Assessor da Coordenação de Gestão de Pessoas, Bresser Diniz, desenvolver competências nos servidores é uma das estratégias da moderna gestão de pessoas aplicado ao setor público e isso é fundamental para que se obtenha o êxito desejada na instituição.

Para o técnico auxiliar de regulação médica (tarm) Rafael Bezerra, o evento foi bastante produtivo “porque aprendi como lidar melhor com os colegas de trabalho. O aprendizado servirá também para colocar em prática na vida pessoal e familiar”, disse.

Ascom – 25/09/2017

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