Seris fortalece segurança e reduz número de fugas no sistema prisional

Durante os anos de 2012 a 2016, fugas diminuíram cerca de 58% em Alagoas; recurso de R$ 39 milhões será investido nas unidades prisionais

Sistema de monitoramento ajuda a manter a ordem no Sistema Prisional. Fotos: Jorge Santos

Investimentos em equipamentos de segurança, mais capacitação para os agentes penitenciários e integração das forças de segurança. Essas foram algumas das medidas adotas pela Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) para manter a ordem e disciplina no cumprimento das penas. Como resultado dessas iniciativas, houve uma redução significativa no número de fugas nos presídios: quase 60%, entre 2012 e 2016.

Em 2012, 70 reeducandos conseguiram fugir do sistema prisional. Já em 2016, o número foi de 29 custodiados. Essa conquista reflete o empenho e dedicação dos agentes penitenciários que têm seguido as diretrizes do secretário da Ressocialização, tenente-coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, para enfrentar os desafios.

A implantação do sistema de horas extras para os servidores também permitiu que os agentes realizassem tivessem melhores condições de trabalho. Além disso, ocorreu o aumento do efetivo nas unidades, com mais incursões nos interiores dos módulos, resultando no aumento das apreensões de materiais ilícitos, como armas artesanais e objetos perfurocortantes nos presídios.

A área de tecnologia também passou por melhorias. A Seris adquiriu banquetas, raquetes detectoras de metais e scanners de Volume de Mão (Raio-X) para todas as unidades prisionais. De acordo com o chefe Especial das Unidades Penitenciárias, José Oliveira Neto, os investimentos propiciam mais segurança para todos aqueles que entram no Complexo Penitenciário.

“A profissionalização das atividades penitenciárias, a suplementação do efetivo dos agentes penitenciários e o apoio da tecnologia proporcionou a diminuição das tentativas de fuga ou de atividades ilícitas nos presídios”, afirma Oliveira Neto. O chefe especial destaca ainda que neste ano o Governo R$ 39 milhões Federal vai destinar no aprimoramento das instalações dos presídio alagoanos.

Maysa Cavalcante – Agência Alagoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *