Secretaria de Saúde realiza III Simpósio de Doação de Órgãos e Tecidos

Em comemoração ao mês do doador de órgãos e buscando ampliar as discussões sobre o processo de morte-doação-transplante-vida, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) por meio da Central de Transplantes de Alagoas, promove na sexta-feira (29), o III Simpósio sobre Doação de Órgãos e Tecidos no Estado de Alagoas. O evento acontecerá das 13h às 17h, no Hotel Ponta Verde.

O simpósio, que faz parte da campanha Setembro Verde, lembrando a importância da doação de órgãos, é voltado a profissionais de saúde e acadêmicos. Haverá palestras de especialistas de diversas áreas, sobre temas como identificação do potencial doador, diagnóstico de morte encefálica, comunicação de más notícias, entre outros.

O objetivo do simpósio é a conscientização não apenas da população mas, também, dos profissionais de saúde sobre a importância de ser um doador, com dados relacionados, inclusive, aos procedimentos necessários para viabilizar uma doação.

Somente no primeiro semestre deste ano, 92 transplantes foram realizados no Estado, sendo 77 de córneas, 12 de rim e três de coração. Contudo, 312 pessoas ainda estão na fila de espera para receber um rim, duas para receber um coração e outras 156 aguardam por uma córnea.

A prova disso tudo é que 71% das famílias no Estado, em 2016, recusaram doar os órgãos de parentes que tiveram o diagnóstico de morte encefálica. A falta de comunicação do potencial doador à família, aliada à desinformação sobre o tema e os tabus relacionados a motivos religiosos, são os principais fatores que levam a esse quadro.

De acordo com Daniela Ramos, a doação só poderá ocorrer se houver autorização da família. Daí a importância do potencial doador, ainda em vida, manifestar esse interesse entre os mais próximos de sua convivência e esclarecê-los sobre o desejo de se tornar doador após a morte.

“Para se tornar um doador de órgãos basta avisar a família, elemento que ainda tem se tornado o principal motivo para a não doação por vários motivos, seja pela desinformação ou por motivos religiosos”, disse.

Participarão do evento, a Coordenação do Sistema Nacional de Transplantes, Coordenação Estadual de Transplantes, Ministério Público Estadual, Hospital Geral do Estado (HGE), Associação dos Renais Crônicos e Transplantados de Rim, Associação dos Hepáticos e Transplantados de Fígado, Banco de Olhos, Hemoal e Histocon Serviços Laboratoriais.

O simpósio segue durante o sábado (30), das 8h30 às 16h40, com mesa-redonda, palestras e apresentação cultural.

Cadastro

Para participar do evento, os interessados precisam enviar as informações com nome completo, escolaridade e telefone, para o e-mail [email protected].

Ascom – 26/09/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *