
O prefeito Rui Palmeira participou da sessão solene da Câmara de Vereadores marcada pela entrega da Comenda Divaldo Suruagy. O evento aconteceu nesta terça-feira (19) no auditório da Associação Comercial de Maceió, em Jaraguá. É a primeira vez que a honraria é concedida pela Casa de Mário Guimarães. O escolhido para receber a homenagem foi o ministro aposentado do Tribunal de Contas da União, Guilherme Palmeira.
“A Câmara presta um reconhecimento ao saudoso Divaldo Suruagy que nos deixou no ano passado e ao meu pai que vai receber esta comenda que leva o nome de seu grande amigo. Eles estiveram juntos em momentos bons e ruins. Mesmo em momentos difíceis da vida política ou pessoal, eles mantiveram uma amizade que perdurou por mais de 40 anos”, disse Rui Palmeira.
A trajetória política de Guilherme Palmeira foi marcada por sua atuação como governador do Estado (entre os anos de 1979 e 1982), duas vezes senador por Alagoas e prefeito de Maceió em 1988. Rui também enumerou ações da história de seu pai como gestor público.
“Esse reconhecimento me deixa muito feliz, mas é, em primeiro lugar, uma justa homenagem a Divaldo Suruagy. Me orgulho da amizade com ele. Trabalhamos juntos. Podíamos divergir até ideologicamente em alguma coisas, mas nos respeitávamos e permanecemos unidos e amigos, lutando pelas causas de Alagoas e do Brasil”, afirmou Guilherme.
Quando questionado sobre qual passagem da sua vida política lhe dá orgulho, Guilherme Palmeira destacou: “Participei da redemocratização do Brasil sendo um dos fundadores da Frente Liberal. Ter participado da consolidação da democracia me orgulha muito”. Ao falar dos filhos Solange, que vive e trabalha em Brasília, e Rui, que é prefeito de Maceió, o homenageado comentou: “Tivemos um casal de filhos e eles são motivo de orgulho para nós. Torço e estimulo para que eles cumpram mais do que nós fizemos”.
Emocionada, a secretária municipal de Segurança Comunitária e Cidadania, Mônica Suruagy, falou em nome da família do político que dá nome à honraria, de quem é filha. “Além de tudo o que meu pai fez, mesmo não estando mais presente, seu nome ainda vai homenagear homens e mulheres com esta comenda. E é um orgulho para nossa família saber que esta primeira comenda vai para Guilherme Palmeira. Os dois sempre exerceram cargos com honradez e lealdade como o compromisso de retribuir à sociedade a confiança depositada neles ao conduzi-los aos cargos públicos”, declarou Mônica.
Comenda Divaldo Suruagy
“É uma homenagem merecida por ambos que são dignos de manifestações e reconhecimentos. Nas ruas, mesmo tantos anos depois, existe o reconhecimento do povo pelo que Guilherme e Divaldo Suruagy fizeram na vida pública”, falou Marcelo Palmeira, vice-prefeito de Maceió, que também participou da homenagem e compôs a mesa de honra.
“Quem não conhece os dois homenageados no cenário da política alagoana? Certa vez, tive uma conversa com Divaldo Suruagy e perguntei se ele pudesse homenagear um amigo, quem ele homenagearia. De imediato, ele respondeu que seria Guilherme Palmeira, a quem se referiu como irmão. Quando comunicada sobre a criação da comenda, a família Suruagy também foi unânime. A aprovação dessa homenagem foi apreciada pelos 21 vereadores da Câmara de Maceió, isto prova que o legado dessas duas personalidades engrandece o estado de Alagoas”, discursou a vereadora Silvânia Barbosa, criadora e proponente da comenda.
Durante sua fala o presidente da Câmara, Kelmann Vieira também destacou a história de Suruagy e Guilherme. “Jamais imaginei presidir o parlamento em um momento tão especial. Esta homenagem representa o sentimento que todos nós na Câmara temos com relação às duas figuras políticas que são exemplo e inspiração para aqueles que fazem a boa política”, enfatizou.
Vereadores, deputados estaduais, autoridades, parentes do homenageado e do político que dá nome à honraria estiveram presentes. Os secretários municipais José Tomaz Nonô (Saúde), Diogo Coutinho (Controle Interno), Leonardo Novaes (Saneamento), Jair Galvão (Turismo), Frederico Lins (Energia e Iluminação Pública), Messias Costa (Planejamento), Ana Dayse (Educação), Celiany Rocha (Assistência Social), Juliana Vergetti (Gabinete do Prefeito), Vinícius Palmeira (Ação Cultural) e Roberto Fernandes (Infraestrutura) também acompanharam a sessão solene.
Fernanda Calheiros – Secom Maceió