Operação conjunta fiscaliza lojas de produtos naturais em Alagoas

Ação foi realizada por técnicos do Mapa, Adeal e da Vigilância Sanitária Municipal

82f00fc80b52b288a382fcaf1c6cf353_L

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), em parceria com a Superintendência Federal da Agricultura em Alagoas (SFA/AL) e Vigilância Sanitária Municipal de Maceió, realizou uma operação conjunta na manhã desta terça-feira (26), no combate a comercialização de produtos clandestinos, em especial mel, leite e seus derivados.

A ação, que foi uma demanda do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), teve como alvo as lojas de revenda de produtos naturais em funcionamento na capital alagoana.

“O objetivo da mobilização é identificar as falsificações, alertando também os consumidores sobre o que deve ser observado nas embalagens dos produtos”, afirmou o chefe do Núcleo Estadual de Inspeção da Adeal, Francisco Tavares.

Na oportunidade foram apreendidos produtos onde foram identificadas as irregularidades, a exemplo da ausência de registro e falsificação do selo oficial do SIE (Serviço de Inspeção Estadual) em queijos dos tipos, coalho, minas, cottage e ricota, além de mel e derivados.

Foram fiscalizados quatro estabelecimentos, mas nenhum ato de infração foi emitido para as lojas que tiveram apenas os produtos irregulares apreendidos. As infrações foram direcionadas apenas para as indústrias por utilizarem selos do SIE falsificados.

Um relatório da operação será produzido pelos três órgãos e encaminhado para o Ministério Público Estadual para as devidas providências legais.

Dorgival Júnior – Agência Alagoas

26/07/16