Maceió: Semas combate o trabalho infantil na orla da Pajuçara

Como parte das ações do Plano de Trabalho da Alta Temporada da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), o Centro de Centro de Especializado de Assistência Social (Creas) Jatiúca realizou uma ação educativa de combate ao trabalho infantil na orla da Pajuçara, visando minimizar essa prática que viola os direitos de crianças e adolescentes.

Técnicos do Serviço de Abordagem Social (Seas) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) do Creas Jatiúca conscientizaram donos de barracas, vendedores, clientes e turistas sobre os malefícios do trabalho infantil,  incentivando a população a denunciar qualquer tipo de abuso.

Segundo a coordenadora do Creas Jatíuca, após levantamento, foi constatado que nessa época do ano o índice de trabalho infantil região aumenta na região.  “Essas ações são importantes para que a população perceba que o trabalho infantil não é uma prática normal. Além de divulgarmos os serviços do Creas, também mostramos a população como elas podem denunciar casos de trabalho infantil”, destacou.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Celiany Rocha, além de identificar casos de trabalho infantil o objetivo é oferecer encaminhamentos adequados às famílias para diminuir, assim, a incidência dessa prática ilegal na capital.

“Nossa intenção também é sensibilizar a população  para que todos contribuam com a causa, não incentivando tal prática e denunciando casos de violação de direitos. Qualquer tipo de violação de direitos de crianças e adolescentes pode ser denunciada por meio do Disque 100, com ligação gratuita, ou a denúncia pode ser formalizada nos Conselhos Tutelares,” ressaltou  a secretária.

Peti Volante

Durante todo o mês de janeiro, o Peti Volante atuará em parceria com a Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (CMETI), Creas e Seas com o objetivo de  identificar crianças e adolescentes em vulnerabilidade social que estejam trabalhando na orla marítima. A ação educativa acontecerá na Rua fechada, na orla da Ponta Verde, a partir do próximo domingo (8). O Peti Volante promove atividades itinerantes de recreação, como forma de sensibilização para crianças que estejam em condições de exploração para, em seguida, encaminhá-las aos programas socioassistenciais da Prefeitura de Maceió.

Vanessa Napoleão/Ascom Semas

03/01/17

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *