IMA intensifica monitoramento da Piscina do Amor, em Maceió

ima

O monitoramento na Piscina do Amor, localizada na enseada da Pajuçara, em Maceió será intensificado nos próximos dias. De acordo com o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL), no último final de semana, dois pescadores foram flagrados no local, transformado em zona de exclusão para diversos usos, como passeios e pesca.

Na sexta-feira (22), uma pessoa foi encontrada na região, e com ela foram apreendidos vara de pesca, anzol, náilon, entre outros. No sábado (23), outro pescador foi encontrado e os equipamentos dele também foram apreendidos.

“Por isso o monitoramento deverá ser intensificado nos próximos dias e mais ainda no verão, quando o uso da região recifal aumenta”, explica o coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA, Ricardo César.

Na quinta (28), uma equipe do IMA irá ao local para fazer a reposição de algumas boias de sinalização, que delimitam a área da zona de exclusão, além de dar continuidade ao monitoramento.

A Piscina do Amor foi transformada em uma área de preservação por meio de resolução publicada no Diário Oficial do Estado, em junho de 2015, para que as espécies que vivem ali possam se reproduzir e encontrar alimento, sem a interferência humana.

A fiscalização fica à cargo do IMA, que pode contar com o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente, Capitania dos Portos e Colônia de Pescadores do Jaraguá.
G1 AL