Enorme lago congelado poderá facilitar colonização humana em Marte

Recentemente, a revista Geophysical Research Letters trouxe em um artigo a descoberta de um lago gigante em Marte. A descoberta, feita por cientistas da Universidade do Texas, nos EUA, foi possível graças aos radares de penetração da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, da NASA.

A massa de gelo em questão, que tem tamanho similar ao Lago Superior, o maior da Terra, que mede 183 metros de profundidade e ocupa uma área de 82.103 km², está debaixo de uma camada de dez metros de poeira marciana, o que facilitará sua análise nas próximas expedições. Estima-se que o lago congelado tenha uma profundidade de 170 metros.

O lago está localizado na região marciana de Utopia Planitia, uma planície próxima ao equador, e que é considerada a mais habitável do planeta. Os especialistas acreditam que a presença da massa de água poderá facilitar bastante o assentamento de colônias humanas permanentes em Marte.

Acredita-se que o Planeta Vermelho tenha perdido quase todo o seu fluxo de água quando grandes ondas de raios solares destruíram sua atmosfera. Futuramente, os pesquisadores tentarão determinar quais fatores influenciaram para que essa porção gigante de gelo sobrevivesse na sua superfície.

 

Yahoo

04/01/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *