Defensoria Pública e SEMAS firmam parceria visando a ressocialização de menores infratores

Visando ofertar novas oportunidades de aprendizado e crescimento pessoal a adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na capital alagoana, a Defensoria Pública do Estado firmou um Termo de Parceria com a Secretaria de Assistência Social do Município de Maceió (SEMAS), na manhã desta segunda-feira, 25.

O convênio, assinado pelo defensor público geral do Estado, Ricardo Antunes Melro, e a Secretaria de Assistência Social do Município, Celiany Rocha, tem como finalidade ofertar trabalho para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas nas sedes da Defensoria, em Maceió. A parceria beneficiará, inicialmente, 12 jovens que trabalharão na instituição pelo período de seis meses.

De acordo com a SEMAS, mais de 300 jovens que cometeram crimes e cumprem suas penas em liberdade são acompanhados pelo órgão.  “É necessário abrir portar para esses jovens, para que eles entendam que existem caminhos que não a criminalidade. A Defensoria será a porta de acesso para que esses jovens possam não só cumprir sua medida socioeducativa, como também ter acesso a uma nova visão sobre sociedade, e possam conhecer outros meios, outras pessoas que contribuirão para o crescimento deles como cidadãos”, explica a secretária.

Para o defensor público geral do Estado, Ricardo Melro, o principal objeto do convênio é mostrar aos jovens que existem outros caminhos a serem trilhados. “Penso que as instituições públicas têm o dever de receber estes jovens e ajudá-los na sua ressocialização. Não podemos atuar só judicialmente mas, sobretudo, no aspecto extrajudicial. Mostrando a esses jovens que existem outros caminhos para serem trilhados. Pois, em última análise, não só eles saem ganhando, mas toda a sociedade”, expôs Ricardo.

Ascom – 25/09/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *