Cumpridores de penas alternativas ajudam a salvar vidas no trânsito

Informações e orientações que salvam vidas no trânsito. Cumprindo seu papel socioeducativo, o Núcleo de Acompanhamento de Alternativas Penais da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) mobilizou servidores e beneficiários para realizar ações preventivas na Semana Nacional do Trânsito (SNT), organizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL).

A iniciativa, que teve início na sexta-feira (15) e prosseguirá até o final deste mês é coordenada pela equipe multidisciplinar do Núcleo e executada pelos beneficiários, pessoas que cometeram pequenos delitos e prestam serviços em instituições beneficentes cadastradas no Núcleo e órgãos públicos do Estado. Ao todo, 3.820 beneficiários atuam em oito municípios de Alagoas.

Dentre as atividades que movimentam a semana, estão: palestras, dinâmicas, atendimentos individualizados, panfletagens nos semáforos e auxílio nas operações de fiscalização da Lei Seca. A beneficiária e advogada Valquíria da Silva presta serviços há três meses no Detran. Ela comenta que a conscientização é fundamental para promover a vida e evitar acidentes.

“O trabalho proporcionado através do Núcleo mudou a minha vida. Antes achava que as multas poderiam ser revertidas em cestas básicas e tudo seria resolvido, não tinha consciência. Hoje, tenho outro olhar. Direção e álcool tiram os nossos sentidos e coloca vidas em risco. Participo e apoio as operações do Detran. A educação no trânsito é a principal forma de combater as imprudências”, falou a advogada.

O chefe do Núcleo de Acompanhamento de Alternativas Penais, major Jozinaldo Anízio, lembra que além de garantir a justiça através do cumprimento das penas, o setor presta orientações para que os beneficiários compartilhem boas práticas, evitem novos delitos e respeitem as leis. Por fim, o gestor ressalta as parcerias importantes que somam com as iniciativas da Seris.

Temos uma equipe multidisciplinar atuante que realiza encontros periódicos com os beneficiários e fiscaliza os serviços executados. Na Semana de Trânsito recebemos o apoio do Detran e da 11ª Vara Criminal da Capital para intensificar as medidas preventivas  e promover a cidadania. Nosso foco é reduzir as infrações no trânsito, sobretudo, em razão da embriaguez”, finaliza.

Ascom – 19/09/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *