Chefia do Ministério Público participa do lançamento da obra literária Alagoas 200 Anos; OAM foi a idealizadora do projeto

Fim da conversa no bate-papo Digite uma mensagem… Escolher arquivos Escolher arquivos O evento em que o Instituto Arnon de Mello (IAM) e a Organização Arnon de Mello (OAM) entregaram, nesta sexta-feira (15), véspera do bicentenário de Emancipação Política de Alagoas, a grande obra literária “Alagoas 200 Anos” contou com a participação do procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto. O livro reúne os 10 fascículos sobre história, cultura, geografia e economia de Alagoas, além de trazer um capítulo extra sobre a política do estado em dois séculos de história. Tudo isso já havia sido encartado na Gazeta de Alagoas dos últimos meses,

A solenidade de entrega, que aconteceu no Palato Farol, reuniu autoridades, pesquisadores, formadores de opinião, patrocinadores, empresários, intelectuais e convidados para a apresentação e distribuição deste livro que está marcando os 200 anos de Emancipação Política de Alagoas. “Foi um momento que marcou a celebração de uma das maiores obras já lançada sobre o estado. Nosso reconhecimento ao trabalho feito por toda a equipe envolvida no projeto. A Organização Arnon de Melo está de parabéns pela publicação”, comentou o chefe do Ministério Público Estadual de Alagoas.

“Estamos em festa. É a festa da entrega de uma grande obra, uma publicação literária de muita importância para Alagoas. Nosso sentimento é de satisfação enorme, especialmente por ver que estamos com grandes amigos presentes para conhecer esse livro fantástica, que vai fechar um ciclo. Não tem outro igual”, afirmou o presidente do Instituto Arnon de Mello e do Conselho Estratégico da Organização Arnon de Mello, Carlos Alberto Mendonça.

“Este livro será uma referência para futuras gerações. É uma obra feita por grandes doutores que dão importante contribuição aos projetos do Instituto Arnon de Mello. O Livro Alagoas 200 Anos agora integra o acervo das outras obras lançadas e que hoje fazem parte de bibliotecas de várias partes do mundo. Estamos muito felizes em entregar à sociedade alagoana um presente na véspera dos 200 anos de Emancipação Política de Alagoas”, discursou Luis Amorim, diretor executivo da OAM.

A produção da obra

O “Alagoas 200 Anos” contou com pesquisas do historiador Douglas Apratto Tenório, do economista Cícero Péricles, da museóloga Cármen Lúcia Dantas e da geóloga Rochana Campos. As fotografias são de Hamilton Cruz, José Ronaldo e Ricardo Lêdo. A coordenação geral do projeto é do diretor da Gazeta de Alagoas Leonardo Simões.

Braço social e cultural da Organização Arnon de Mello e, atualmente, a entidade sem fins lucrativos que mais produz conteúdo de valorização da cultura e história de Alagoas, o IAM vem conseguindo cumprir com excelência esta missão de produzir e entregar à sociedade alagoana obras que orgulham o estado.

As enciclopédias lançadas pelo Instituto Arnon de Mello entraram para a história por reunir informações sobre a economia, a geografia, a história e a arte sacra dentro de uma abordagem inovadora. Elas foram disponibilizadas em fascículos encartados na Gazeta de Alagoas e também estão disponíveis em versão digital no portal Gazetaweb.

Atlas Geográfico Mundial, Memórias Legislativas de Alagoas, Mulheres Alagoanas e Memória Cultural de Alagoas foram as primeiras obras lançadas pelo Instituto ainda na década de 90. Em seguida vieram a Enciclopédia dos Municípios Alagoanos, o Alagoas Memorável – Patrimônio Arquitetônico, o Mestres Artetãos, o Alagoas – Século XXI, e o Alagoas Popular – Folguedos e Danças. Em 2015 foi a vez da obra Maceió 200 Anos. Os projetos hoje fazem parte de importantes bibliotecas em várias partes do mundo. E, agora em 2017, o IAM entrega o Alagoas 200 anos.

A obra teve patrocínio do Governo do Estado, da Prefeitura de Maceió, da Braskem, da Assembleia Legislativa de Alagoas, da FIEA/Sesi/Senai e da Fecomércio.

Ascom – 15/09/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *