Ronda no Bairro leva histórias de superação e sucesso a crianças em situação de vulnerabilidade social

Bons exemplos podem inspirar e transformar vidas. Por isso, o projeto Roda de Conversa, do Programa Ronda no Bairro, do Governo de Alagoas, promoveu o encontro da atleta alagoana multicampeã de jiu-jítsu Carolina Vianna com as crianças em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo programa no Jacintinho, em Maceió, na tarde da última sexta-feira (12).

As mais de 30 crianças beneficiadas com aulas de Judô, promovidas pelo Ronda no Bairro em parceria com a Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) na Praça do Mirante, ouviram atentas à história de vida e superação de Carolina que, com apenas 23 anos e vendendo água para poder custear suas viagens a campeonatos e torneios ao redor do mundo, já foi campeã de jiu-jítsu em competições nacionais e internacionais, estando entre as 20 melhores atletas do país em sua categoria.

“Eu acredito no poder do esporte para motivar e mudar a vida das pessoas e, principalmente, das crianças. Nós estamos lidando com pessoas que estão em formação, então quanto mais informações boas nós pudermos passar nesse momento, podemos influenciá-los para toda uma vida. Além disso, o tempo que eles passam aqui aprendendo, poderiam estar aprendendo algo errado, por isso esse momento é tão especial”, ressalta Carolina Vianna.

O Lucas, de apenas 12 anos, adorou conhecer a atleta. “Eu gostei muito. Ela me ensinou uns golpes de jiu-jítsu e eu ensinei judô a ela. Foi muito legal. Essas aulas são muito boas!”, contou, animado.

Para o superintendente do programa Ronda no Bairro, coronel Cícero Silva, essas ações visam estimular as crianças para seguirem praticando esportes, estudando e se empenhando em busca de uma melhor qualidade de vida desde pequeno.

“Histórias como a de Carolina podem inspirar as nossas crianças e afastá-las da criminalidade. Por viveram em situação de vulnerabilidade, muitas vezes, os únicos exemplos que eles presenciam são de pessoas envolvidas na criminalidade. E esta, constantemente, está angariando cada vez mais cedo meninos para o tráfico, por exemplo. Por isso é tão importante que eles percebam que existem infinitas possibilidades no caminho do bem e que pessoas dedicadas conseguem superar obstáculos, dificuldades e melhorar de vida”, ressalta o superintendente.

Atualmente, o Ronda no Bairro beneficia mais de 50 crianças em situação de vulnerabilidade social no Jacintinho com aulas  gratuitas de música, judô, futebol, taekwondo, assistência escolar, desenho e pintura. Para participar, basta os pais ou responsáveis procurarem a sede da Casa de Direitos, no Jacintinho, e entrar em contato com os psicólogos e assistentes sociais do programa.

Ascom – 15/04/2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *