Brasileiros ganham torneio mundial de robótica

Estudantes brasileiros ganharam o torneio de robótica First Championship, realizado em Houston, nos Estados Unidos, sendo finalistas em 3 modalidades da disputa: First Lego League, First Tech Challenge e First Robotics Competion. A delegação brasileira possuía 10 equipes totalizando 106 estudantes.

As equipes do Sesi de Blumenau (SC) e de Americana (SP) conquistaram o 1º lugar na categoria First Lego League, respectivamente, em Gracious Profissionalism e em Design do Robô. A equipe de Jundiaí conquistou o 2º lugar em Estratégia e Inovação. Nessa categoria competem jovens de 9 a 16 anos do ensino fundamental e médio.

A equipe do Sesi de Goiânia foi uma das 6 finalistas do Prêmio Motivação na categoria First Tech Challenge.

Na First Robotics Competition, em que competem jovens de 14 a 18 anos, duas equipes brasileiras, ambas do Sesi/Senai de São Paulo, conquistaram o Rookie All Stars, considerada a maior premiação para os iniciantes na disputa, concorrendo com mais de 60 estreantes, diz o MSN.

O torneio First Championship é promovido por uma organização não governamental chamada First, em parceria com a empresa de brinquedos Lego. Além da etapa em Houston, em maio, será realizado outra disputa na cidade de Detroit, também nos Estados Unidos.

Cada grupo deve construir robôs e colocá-los para desempenhar determinadas tarefas. Na categoria First Robotics Competition, considerada a mais complexa, por exemplo, os estudantes precisaram projetar robôs industriais de até 56 quilos para executar tarefas como movimentar bolas e discos para reservatórios em uma arena.

27/04/2019